Plano Diretor de Ciclovias de Teresina contará com participação popular
20 de janeiro de 2015 |
A mobilidade urbana em Teresina ganhará um grande aliado com o Plano Diretor de Ciclovias de Teresina. Através dele será possível estabelecer diretrizes que trarão melhorias no sistema viário, permitindo a integração entre os mais diversos meios de transporte. Parte do planejamento inclui a participação popular através do preenchimento de um formulário online.
A secretária executiva de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento do Município, Constance Jacob, explica que o Plano Diretor Cicloviário simboliza a mudança que a atual gestão busca imprimir em Teresina: a da inversão de prioridades no trânsito. “Pela primeira vez em sua história, nossa cidade está sendo pensada também pela ótica do ciclista. Não só aquele que usa a bicicleta nos finais de semana, mas, principalmente, aqueles milhares de teresinenses que a utilizam diariamente, seja para ir e voltar ao trabalho, ou para suas atividades do dia a dia”, explica.
Uma das ferramentas do Planejamento é a participação da população. “A melhoria da convivência no trânsito e a inversão de prioridades com a valorização do pedestre, dos meios de transporte alternativos e do transporte público tem sido perseguida por nós desde o início da gestão. Precisamos ouvir esse usuário”, destaca Constance.
O formulário encontra-se disponível através do link http://bit.ly/1B86z5B e pode ser preenchido por todos, inclusive, por quem não anda de bicicleta. O objetivo do Plano é traçar a malha cicloviária do município, prevendo a integração com as estações da Transbordo e interconectando a cidade, bem como promover uma melhor convivência entre motoristas, pedestres e ciclistas. “Nesse momento pretendemos ouvir a população para que possamos definir a melhor maneira de traçar essas rotas”, conclui a secretária executiva.
Teresina tem um dos piores motoristas do Brasil. E, consequentemente, um dos piores trânsitos também. O motorista teresinense é mal formado, mal educado. Não respeita nada nem ninguém. Arrogante. Não tem estrutura mental. Não tem cidadania. Não tem escola. Também não existe controle nem fiscalização. A Prefeitura é omissa. Também não vejo mais em Teresina milhares de ciclistas indo para o trabalho ou fazendo outras atividades de bicicleta. Vejo alguns pobres idosos que teimam em andar de bicicleta. Não vejo colegiais chegaram aos colégios de bicicleta, nem universitários, nem arquitetos, nem médicos, nem empregadas domésticas. Não vejo estacionamento para bicicletas nos edifícios públicos, nem nas igrejas, nem nas escolas, nem nas praças. Não vejo jovens andando de bicicletas, nem crianças, nem mulheres. Não sei onde se aluga uma bibicleta. Minhas filhas tem bicicletas. Abandonaram-nas por conta da violência dos motoristas. Por conta da pavimentação das vias. Vias mal planejadas. A secretária deve estar se referindo a outra cidade. Talvez Roterdam, na Holanda. O Plano Diretor de Ciclovias não vingará. É pura lorota. Perdeu-se o hábito de andar de bicicleta. O risco é enorme. A falta de respeito com o ciclista maior ainda. A opção moderna para a bicicleta é a moto. Todo o sistema viário é pensado para o automóvel, para o transporte individual. Para a arrecadação de impostos com a venda de veículos, combustíveis, IPVA, seguros, etc. “Inversão de prioridades no trânsito” aqui em Teresina? O que é isso? Nossos valores são muito modestos, nossa administração municipal é muito carente de valores mais consistentes. A população sempre esteve à mercê do clientelismo político. E o resto é conversa fiada. Mais: a cidade está espraiada. Quem sairá do Porto Alegre ou mesmo de outro bairro distante para ir trabalhar ou estudar de bicicleta? Quem deixará um filho ir para a universidade ou para o colégio de bicicleta mesmo com as ciclovias? Só os “doidos varridos”. Existirão os idealistas mas só os doidos assimilarão essa idéia. E só. As ciclovias de Teresina não servem para nada. Não são nem mesmo fiscalizadas. Vê-se, diariamente, carros, motos, circulando e estacionados sobre elas. Deviam se preocupar com outra coisa. Deixar a bicicleta para quando o teresinense alcançar um padrão mais elevado de cidadania, ou seja, conhecer e praticar os seus direitos e obrigações. Deixar a bicicleta para quando a administração municipal começar a planejar e pensar a cidade, se preocupando com os interesses de sua população. Com essa população triste e decadente nada irá para a frente. A administração também tem que sair da indigência. Infelizmente. E com todo o respeito. Mais: Teresina não tem e nem nunca teve e nem terá planejamento. Tudo é o momento, politiquice, voto, bobagem. A cidade morreu. Acabaram com ela. E falar em bibicleta… Tenha dó.